No AP, campanha de atualização cadastral de rebanho encerra em 30 de novembro
07/11/2024
Iniciativa mantém reconhecimento do estado como área livre de febre aftosa. Produtores rurais tem até o dia 30 de novembro para atualizar os dados
Diagro/divulgação
Produtores rurais do estado tem até o dia 30 de novembro para aderir a campanha de atualização cadastral de rebanho. A ação é obrigatória e mantém o reconhecimento do estado como área livre de febre aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
No Amapá, são cerca de 2.314 mil propriedades que necessitam realizar o processo, para não sofrerem sanções e fortalecer a base de dados do rebanho amapaense.
A partir de 1º de dezembro, os criadores que não atualizarem os dados podem resultar na suspensão de emissão de Guia de Transporte Animal e bloqueio do trânsito de animais nas propriedades inadimplentes, além de outras penalidades.
A iniciativa tem o objetivo de abranger todos os animais de propriedades rurais, como bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equídeos, aves, peixes e colmeias de abelhas. Ação é coordenada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuário do Amapá (Diagro).
Campanha de atualização cadastral de rebanho encerra no dia 30 de novembro
Para garantir o controle sanitário dos rebanhos amapaenses, a Diagro reforçou a necessidade de fortalecer a atual campanha da vigilância sanitária, iniciada de agosto a novembro deste ano.
Como atualizar o cadastro
O produtor rural deve procurar os escritórios da Diagro, onde está a ficha de movimentação do rebanho já realizada para atualizar os dados, no local será informado a quantidade de animais de todas as espécies existentes, informar a faixa etaria, sexo e outras classificações cadastrais e de produção agropecuária, além de outras informações de interesse à defesa do animal.
Além disso, todos os escritórios da Diagro nos municípios estão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre a atualização cadastral.
*Estagiário sob supervisão de Josi Paixão.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: